
Minas Gerais é solo de sabores consagrados. Terra vibrante que guarda cantos, cores e encantos únicos. O estado é um verdadeiro tesouro dedicado à arte, à cultura, à história e à gastronomia. Minas é berço da liberdade conquistada e das cidades históricas, testemunhas da genialidade de Aleijadinho e da preservação da arquitetura colonial do país.
O estado reúne quatro dos 14 Patrimônios Culturais da Humanidade hoje reconhecidos pela Unesco no Brasil. São eles: os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas e, o mais recente, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte.
Minas também é contemporaneidade e vanguarda. Uma das nossas joias é o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Fundado em 2004, o local abriga o maior museu de arte a céu aberto do mundo.
Sons, romances, contos e poesia germinam nas terras de Minas que é o berço de clássicos da literatura brasileira como dos escritores Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Fernando Sabino, e de músicos como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes. Das bandas Skank, J Quest, Patu Fu e do rock pesadíssimo do Sepultura. Da Orquestra Filarmônica de Minas.
A natureza mineira esbanja riqueza e diversidade. O estado conta com uma história geológica fascinante: há cerca de 550 milhões de anos, era banhado pelo mar, o que é evidenciado pelos inúmeros fósseis marinhos encontrados em várias regiões.
As belezas naturais de Minas Gerais incluem a majestosa Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior queda d’água do Brasil, com seus impressionantes 273 metros de altura. Além disso, o estado tem três dos cinco maiores picos do país, sendo o Pico da Bandeira o terceiro mais alto, com 2.892 metros de altitude.
Minas Gerais também abriga o terceiro maior complexo de lagoas do Brasil. O Parque Estadual do Rio Doce possui 42 lagoas, além de concentrar a maior floresta tropical de Minas. Localizado entre Dionísio, Marliéria e Timóteo, é um espetáculo pra quem gosta de natureza.
A culinária mineira é um tesouro da gastronomia brasileira, apreciada em todo o país e se torna cada dia mais uma referência para chefs internacionais. Os pratos típicos de Minas Gerais são uma verdadeira festa para o paladar, com sabores e combinações que conquistam turistas e os transformam em fãs apaixonados do nosso estado.
Dentre os pratos típicos da culinária mineira, destacam-se o doce de leite, o pão de queijo e o feijão tropeiro. Mas a variedade de pratos é imensa, e cada região do estado tem suas próprias especialidades culinárias, que merecem ser degustadas.
Além disso, a produção de queijo em Minas Gerais é uma das mais importantes do país, sendo o estado com o maior número de variedades de queijo artesanal registradas. O modo artesanal de fazer o queijo mineiro (regiões do Serro, Serra do Salitre e Serra da Canastra) virou até Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte encontra-se o Circuito Cultural Praça da Liberdade, complexo composto por 15 espaços ao redor da Praça da Liberdade, que abrigam centros culturais, museus, teatros e muito mais. Esses locais oferecem uma ampla variedade de experiências, desde exposições e apresentações teatrais até oficinas e cursos de arte.
Aos pés da Serra do Curral, Belo Horizonte não é apenas uma imponente metrópole. É arborizada, e suas praças e ruas estão repletas de obras de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx, com destaque para o complexo arquitetônico da Pampulha, em processo de tombamento pela Unesco. Exibe, ainda, suntuosos casarões do século 19 ao mesmo tempo em que a vida frenética borbulha em suas esquinas e em seus cafés, bares, restaurantes, mercados e centros culturais. BH é capital dos bares e botecos. BH é um convite à boa prosa e a diversão.
Passagem obrigatória para quem visita Belo Horizonte, o Mercado Central e o Mercado Novo reúnem todas as características mais marcantes da cultura mineira. Há mais de nove décadas, os locais são pontos turísticos para quem vem de fora e de encontro para quem vive na cidade.
O Mercado Central une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade. Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade à feira mais querida de Belo Horizonte BH é a primeira cidade brasileira moderna planejada e abriga o maior prédio de concreto suspenso no mundo. O Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, tem um vão livre de 147 metros de comprimento e 26 metros de largura.
Minas Gerais e sua capital são cheias de surpresas e curiosidades, que vão muito além da fama de ser um lugar aconchegante e acolhedor. Com uma história rica, uma cultura vibrante, uma gastronomia deliciosa e uma natureza exuberante. Descobrir cada cantinho de Minas Gerais é uma aventura que vale a pena ser vivida, proporcionando ainda mais motivos para nos apaixonarmos por essa terrinha abençoada!
Como se diz no dialeto minerês, “aqui tem muito trem bão procêve e tudo é pertim dimais, logo ali, uai”!